sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sobre o mal chamado "Achismo" (o julgar)

Um dito popular que fala do julgamento é: "O achar é a mãe de todos os erros".

Enfim, uma análise a respeito desse dito pode ser realizada como uma forma de utilizá-lo para nosso crescimento interior e para nossa evolução espiritual.

Observe que a frase mais comum de quem vive no erro é "eu acho que...", pois é nessa frase que se encontra a incerteza, o julgamento, o orgulho de pensar que sabe demais, o gerador de discórdias e dúvidas nos outros e tantas coisas a mais.

É no eu acho que condenamos aos outros, que acabamos relacionamentos, que destruímos a vida dos outros criando fofocas. Quem muito fala "eu acho" na verdade não tem virtudes, mas apenas orgulho que esconde erros e fraquezas, e nas suas incertezas apontam seus erros para os outros.

Nada que se pensa sem uma avaliação virtuosa e correta é certeza, e consequentemente, é um erro.

Devemos ser corretos em nosso falar, e saber silenciar para evitar julgamentos, pois quanto mais julgamos, mais caímos nas faltas de virtudes e mostramos nossos próprios erros, os quais devemos eliminar, e não alimentar.

Retirado do Livro: Ditos Populares: Sabedoria para o Bem Viver.


Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário