sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Problema da Incompreensão e das guerras religiosas

Um dos problemas das guerras religiosas são as visões diferentes. Há pessoas de religiões cristãs que ainda não entenderam que a maior mensagem que Jesus deixou foi o amor, a transformação interior, a fé, a tolerância, e as virtudes. E assim, tende a agredir as pessoas por sua fé. Entretanto, quando agride alguém por ter fé em algo, mostra apenas que não segue ou não entendeu e o que prega (o caminho descrito por Jesus, da fé, do amor, da tolerância e das virtudes).

Há um grande problema não compreendido pela maioria das pessoas que se ligam às religiões sem buscar filosofar e separar as coisas:

1) Ninguém pode mudar ninguém, a não ser que a pessoa queira;

2) Não se deve agredir a ninguém, pois isso demonstra falta de amor, e consequentemente, não sabe quem é Jesus;

3) Deve-se aprender a ler a Bíblia, pois além dela ter sido modificada inúmeras vezes nos concílios do Vaticano e nas traduções, ela não foi escrita por Jesus, mas por seguidores, ou mesmo por pessoas do império romano que se colocaram como os apóstolos, para poder inserir muitas informações ditas "pagãs", ou melhor falando, pré-cristãs, para que os seguidores de Cristo, seguissem seus preceitos, como: Jesus não nasceu em 25 de dezembro, mas colocaram isso para que ligassem Jesus ao dia de Litha (dia do solstício de verão, para adorar Jesus como sendo o deus sol);

4) Na Bíblia, boa parte é histórica, como preceitos sócio-culturais da época. Logo, muitas informações não são ensinamentos, mas tem seu conteúdo histórico importante para estudos. Isso é fundamental, pois quem a segue cegamente, não percebe isso;

5) Outra parte da Bíblia tem ensinamentos profundos que devem ser lidos e "filosofados" com cuidado e atenção, que mostra justamente o caminho traçado por Jesus, que é do amor, da união, da tolerância, da liberdade, enfim, das virtudes. Observe que Jesus não fundou nenhuma religião, também não andava de paletó e gravata e cheio de pompas, mas de forma humilde, além de ter o cabelo comprido (pelo menos, é a imagem que foi colocada e existe até hoje). Assim, quem o segue, deveria saber ser livre e libertar os demais, e não condenar, pois ele dizia: não julgueis para não seres julgado. Mais ainda, Jesus não condenava aos outros por não serem seus seguidores, pois em várias das passagens, é mostrado que ele cura até seus inimigos e participantes de outras "religiões".

6) Qualquer pessoa em qualquer religião que condena as outras, que julga aos outros, que cega, que impõe, que não esclarece, não segue os preceitos das virtudes, especialmente do amor (isso é ser espiritualizado: ser virtuoso e não preconceituoso). Mas, não somos nós quem devemos julgar e condenar a quem o faz, pois estamos todos no mesmo barco, e se o fazemos, arranjamos dívidas espirituais da mesma forma, por não termos aprendido a amar, a tolerar, etc. Daí, não adianta dizer ser espiritualista ou espiritualizado, se erra da mesma forma, pois vibra na mesma frequência das trevas.

7) Orai e vigiai, pois orar indica louvar a Deus, agradecer por tudo que nos é colocado e que podemos tirar aprendizados, pois Ele nos testa o tempo todo para aprendermos a amar através dos nossos erros e acertos (é o livre arbítrio) e vigiar indica estarmos atentos a atitudes que nos condenam, para não incorrermos nos mesmos erros dos outros. Se queremos evoluir, primeiro temos de saber seguir esse ensinamento, para evitarmos cair nas armadilhas das trevas, que está justamente em fazermos julgar, fazermos condenar, termos reações adversas de raiva, ódio, vingança, intolerância, preconceitos, inimizades, entre outros defeitos humanos, que nos prendem à carne num processo encarnatório indefinido, até aprender todos os passos corretos do pensar com virtudes e sem preconceitos.

Enfim, o que foi que Jesus fez, além de amar?

Tenho minha condição de guia espiritual, mas nem por isso julgo ou condeno a qualquer um, pois não tenho esse direito. Tenho apenas o dever de dar caminho para a Luz, a quem a busca. Não é meu conhecimento, minha "autoridade", ou qualquer coisa que me dá direito de "atentar" contra o próximo. O caminho para a Luz de Deus está em sabermos amar e ajudar ao próximo a evoluir, seja com o que for que seja colocado em mãos através de Deus, pois somos apenas instrumentos e precisamos usar o que Deus nos dá para distribuir e ampliar a Luz dEle. Cada um que recebe uma mensagem, ou qualquer que seja a "sincronicidade" deve ter a consciência de usá-la da melhor forma, pois o livre arbítrio determina se seguimos a luz ou as trevas: a interpretação de cada um frente aos preconceitos, os ódios, etc., faz jogar no lixo a Luz de Deus dada naquele momento; o amor, a tolerância, e todas as virtudes, faz receber a Luz Divina e evoluir com o aprendizado. É como a parábola do senhor e dos 3 servos, que determina o que cada um faz com seu próprio espírito.

Enfim, está em cada um com seu livre arbítrio tomar essa mensagem como um lixo, ou buscar entendê-la sem a interferência de obsessores, exus, diabos, ou como quer que queiram chamar. É buscar sentir no coração e louvar a Deus para ter luz para entender. Nada na vida ocorre por acaso, pois tudo que Deus nos dá em cada momento, como muitas mensagens de seguidores de várias religiões, para nos compreendermos dentro de nós mesmos: cada um que explode com algo que lhe acontece pode se ver sem tolerância, e quem dá a mensagem pode também observar em si que o ataque cego não condiz com os ensinamentos de Jesus. Assim é que a Luz de Deus se mostra para nós, quando buscamos ser tolerantes e entender tudo que nos ocorre em cada momento. Como dizia Einstein: Deus não joga dados com o mundo, ou seja, tudo que nos ocorre na vida, é um presente de Deus para nos ensinar através de nossos próprios erros e acertos. Nós seres humanos é que somos tolos para não compreender os princípios da sabedoria de Deus.

Abraços e que Deus os abençoe!

Um comentário: