terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Mal do Descontrole da Boca (falar demais)

Há um dito popular que diz: "Peixe morre pela boca". Claramente, o peixe morre ao ser pescado, e o que lhe trai é a boca ao buscar a isca no anzol da vara de pescar.

Da mesma forma que o peixe é o ser humano que se condena por não conseguir manter a boca fechada.

Como tantos outros ditos populares, quanto mais falamos, mais nos mostramos como tolos, ignorantes, e entregamos nossos medos, fraquezas, segredos e realidades, que terminam por condenar especialmente a nós mesmos.

Por isso a necessidade de saber calar, pois calando mais e abrindo mais os ouvidos, aprendemos mais e conseguimos nos encontrar e quebrar com nossas falhas internas, evoluindo espiritualmente.

Esse dito popular também se estende a várias outras situações humanas que dizem respeito aos desejos e interesses desenfreados, que provocam a ruína e a destruição das pessoas.

Assim, para quem quer aprender, deve saber que o primeiro aprendizado depende unicamente de si próprio, buscando calar, silenciar, não revidar, não agir por impulsos. Quando conseguimos dominar a boca, ampliamos muito nossas capacidades de discernimento, ampliamos a compreensão, ampliamos a percepção do mundo sutil, pois passamos a policiar a nossa mente dos julgamentos, dos orgulhos, e de tantos outros defeitos, evitando em muito a ação de obsessores que aproveitam bastante para dar as dicas do que deve ser dito para criar problemas a quem fala demais e descontroladamente (sem pensar e sem se olhar no espelho).

Deve-se sempre lembrar que quem fala demais se torna joguete de espíritos obsessores.

Retirado do Livro: Ditos Populares: Sabedoria para o Bem Viver.

Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário