quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mais um Pouco sobre Espiritualidade...

De forma direta, fala-se o que é espiritualidade e como desenvolvê-la. Considerando a interpretação da parábola de Jesus e a contextualização dos espíritos evoluídos, não se tem dúvidas de que espiritualidade é a busca pelas virtudes e sua multiplicação. Quanto mais se busca desenvolver as virtudes, mais se evolui e, ao evoluir, através das virtudes se ajuda a evoluir. Assim, complementa-se a obra de Deus. Muito sobre as virtudes pode ser encontrado nos ditos populares, cuja filosofia mostra a necessidade de desenvolvê-las para evoluir espiritualmente.

Não existe ninguém que se diga espiritualizado, que realmente seja em completude, pois a começar do falar que é um ser espiritualizado, já se mostra com egocentrismo que é falta de virtude. Também, qualquer um que inicia sua busca falando ao invés de iniciar tendo atitudes como caridade e amor, já erra, pois inicia querendo provar para os outros, o que é fraqueza. E qualquer um que busque a evolução e sai vomitando conhecimento, ao invés de buscar desenvolver a sabedoria e aplicá-la no silêncio para a caridade, erra por se mostrar orgulhoso e arrogante, pois também não aplica a si próprio.

Falar em virtudes necessita ter em mente que se deve procurar primeiramente dentro de si, quebrar com defeitos, vigiar os pensamentos e a boca para ir mudar internamente em si. Externamente, deve aplicar o ouvir mais e falar menos, o não falar nem agir por impulsos (que é gerado por orgulhos feridos), controlar as emoções, realizar caridades com amor e dedicação, e não pensar no retorno; trabalhar e manter a mente ocupada com boas atividades e atitudes (pois como diz o ditado: mente ociosa, cavalo do cão); buscar a paciência e viver o presente, eliminando pensamentos recorrentes do passado que fazem estagnar e não ver e agradecer o que se tem no presente (momento único em que se tem consciência), bem como não pensar no futuro com sonhos em que não se sabe se estará vivo para realizá-los ou usufrui-los, pois o futuro a Deus pertence; ser prudente e sereno no que faz, evitando desequilíbrios, entre várias outras.

Ou seja, desenvolver as virtudes para evoluir é um longo caminho, mas que se consegue alcançar quando realmente é desejado.

Observe que nenhuma pessoa espiritualizada se diz ser, não aceita elogios. Por exemplo, nem Jesus dizia que ele havia curado alguém, e apenas repetia: tua fé te curou, o que mostrava sua grande humildade.

Todo o poder da vida está unicamente ligado à essência da espiritualidade, que é o desenvolvimento das virtudes. Sem elas, vive-se na dor, no sofrimento e nas trevas da ignorância e sujeito a todo tipo de influência no cotidiano. Essa é a visão direta que se pode ter do que é o céu e o que é o inferno.

Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário